CONTATO

ENVIE UMA MENSAGEM

Todos os direitos reservados.

MATRIZ: Avenida Amazonas, 5416 - Nova Suíça Belo Horizonte - MG -  CEP: 30421-060 - Tel.: (31) 3211-0011

BLOG MAPEL NEWS

Conheça mais sobre Linguagens de impressão

Antes da modernização dos equipamentos de impressão a laser e a jato de tinta as impressões eram feitas apenas em texto padrão e justificado. Não era possível modificar, por exemplo, o tamanho de fonte. Graças às novas tecnologias hoje é possível realizar impressões com imagens, gráficos, etc., em diversos modelos em uma única página. Tudo isso acontece graças ao desenvolvimento de linguagem de descrição da página o PDL – Page Description Language, que é uma linguagem especializada na formatação de documentos entre computadores e impressoras.


Vários fabricantes desenvolveram as suas próprias linguagens, porém só se aplicavam às impressoras dos próprios fabricantes, o que dificultava muito o processo de impressão, pois existia incompatibilidade entre linguagens. Então foi necessário, com o passar do tempo, pensar na questão da portabilidade.


As PDLs (linguagens de descrição) tem o mesmo objetivo que as linguagens de programação de computadores. Quando um documento é direcionado para impressão, o computador capta as imagens, as informações tipográficas e o layout do documento utiliza como objetos que formam instruções para a impressora processar. É feito então uma tradução pela impressora em Raster Image Processing ou RIP, que são uma série de linhas scaneadas que formam uma imagem do documento, resultando na impressão de uma imagem completa com toda a formatação feita pelo usuário. As PDLs são desenvolvidas para serem compatíveis a qualquer formato e escaláveis para caberem em formatos diferentes de papel.

Importante ressaltar que a impressora ideal para o uso deve ser escolhida de acordo com a demanda e a necessidade do usuário. As empresas ou ambientes domésticos usam processadores de texto e softwares que utilizam a linguagem PostScript para imprimir. Porém, pode acontecer de departamentos gráficos precisarem usar uma PCL ou alguma forma de impressão proprietária, isso deve ser levado em consideração.