CONTATO

ENVIE UMA MENSAGEM

Todos os direitos reservados.

MATRIZ: Avenida Amazonas, 5416 - Nova Suíça Belo Horizonte - MG -  CEP: 30421-060 - Tel.: (31) 3211-0011

BLOG MAPEL NEWS

Disciplina Mental e Foco



Por Glaide Juliana - Coordenadora Departamento Pessoal Mapel


Um dos grandes desafios de muitas pessoas é ter disciplina mental e foco, quando se deseja conquistar objetivos e metas de vida. Pessoas mais bem-sucedidas têm de percorrer um caminho desafiante, complexo e chegam ao sucesso por causa da disciplina, do foco e também da motivação. Estas traçaram propósitos, pensaram em medidas para atingi-los e colocaram em prática, com determinação e muita vontade de vencer. É perfeitamente possível ter equilíbrio e conseguir atingir os sonhos, mas será preciso ter motivação e trabalhar duro.


Contra a dispersão e comodismo


Um dos vilões da manutenção do equilíbrio e foco é a dispersão. Num mundo dominado por novas tecnologias, temos acesso a conteúdo que as antigas sociedades não tiveram mas estamos dispersos, focad


os em “pedaços”. É como se houvesse uma gama de temas interessantes, os quais não focamos de forma complexa e densa em nenhum desses assuntos, mas a nossa atenção está em “pedaços” e “fragmentos” nesses conhecimentos. Essa dispersão está ligada a essa era das novas tecnologias e o nosso cérebro se adaptou ao contexto imediatista e superficial, como cita o jornalista Nicholas Carr. Para o jornalista, as pessoas não conseguem se concentrar em questões complexas e quando há necessidade de resgatar algum dado ou informação da mente e memória, a primeira reação é pesquisar sobre esse tema na internet.


Não podemos dizer que a internet é maléfica para quem busca ter foco para conquistar os objetivos, mas as novas tecnologias podem contribuir para o insucesso das metas, se houver dispersão e falta de foco. O que devemos fazer é usar esses recursos tecnológicos em nosso favor.


Motivação


Como citamos antes, manter longe dispersão e focar nos objetivos para alcançar o sucesso são questões bem desafiantes. É preciso uma dose de incentivo e, principalmente, motivação.

A analista contábil L. A. – prefere não se identificar – 38, conta que quase pediu as contas no trabalho, quando surgiu uma nova demanda, que lhe custava mais tempo na empresa e lhe deixava desmotivada. “Eu não estava satisfeita com o emprego e nem com o salário. O chefe dizia que a nova atividade abriria portas, mas eu não tinha vontade de seguir em frente. Não estava focada, ia ao trabalho para cumprir horário e nada mais”.


Ela conta que começou a mudar de comportamento quando percebeu que algumas pessoas foram desligadas da empresa, por redução de gastos, mas seu departamento se manteve intacto, não houve demissões. “Eu fiquei surpresa e c


omecei a valorizar mais o meu emprego, pois a ideia de ficar desempregada, já me causava angústia. Então, a primeira atitude foi me dedicar mais a essas novas atividades e buscar aprender. Estou mais satisfeita e com sonhos de conquistar novas metas. Quem sabe um cargo de gestão um dia, né?”, afirma.


A analista contábil precisou de uma motivação (manter-se empregada), para “dar a volta por cima” em seu trabalho. Motivada, ela buscou ter foco – afim de conquistar suas metas, além de conseguir traçar novos objetivos e almejar voos ousados.


Bons exemplos


Steve Jobs, Bill Gates e Walt Disney são exemplos de


pessoas bem-sucedidas e que fizeram história, eles enfrentaram desafios, quebraram paradigmas e alcançaram os seus objetivos. Certamente, eles tiveram de traçar um plano, impor metas e manter o foco.


Mas ao mesmo tempo, não abriram mão de sonhar e de vislumbrar seus objetivos, essa “magia” impulsiona e motiva também, sonhar é preciso. Além disso, eles se dedicaram aos seus projetos e se reergueram, diante dos desafios.


Estes exemplos nos mostram que conquistar nossos objetivos é uma combinação de ações, oportunidades e escolhas, sem deixar de lado o equilíbrio e o foco. E dentro de nós existe uma força interior que nos impulsiona e pode nos fazer crer que somos fortes e capazes para chegar ao nosso sonho.


Referência:



http://navebook.com/disciplina-mental-e-foco/