BLOG MAPEL NEWS

Entenda as várias gramaturas de papel

Ao levar um material para impressão na gráfica sempre há duvidas, e logo vem a pergunta: qual é a melhor gramatura de papel para o meu impresso?

Existe o termo g/m² que não é muito conhecido por grande parte das pessoas que não atuam na área gráfica. Mas, se você precisar de algum impresso feito por gráficas ou mais elaborado, você será questionado sobre a gramatura do papel desejada. Separamos aqui em nosso blog dicas especiais para ajudá-lo a compreender um pouco melhor sobre gramaturas e sobre sua importância para a qualidade do seu material impresso.

• Qualidade da impressão: Sim, a gramatura do papel influencia na qualidade do material impresso. G/M² quer dizer “gramas por metro quadrado” e é a medida que permite identificar a gramatura do papel . Quanto maior o número G/M², mais pesado é o papel. A gramatura interfere diretamente no valor da impressão e na qualidade. É necessário avaliar bem o seu material e o objetivo dele para que ele seja impresso no papel correto.

Identificando a gramatura ideal: Se você irá realizar uma impressão em uma gráfica física, ou seja, você vai até ela, o ideal é pedir que o local que lhe mostre em impressos os tipos de gramatura. Assim você terá mais confiança na escolha, caso contrário, se sua gráfica for online, por exemplo, é interessante que você peça um portfólio de papeis, mas nesse caso se você tem urgência com sua impressão não adianta muito. Vamos então listar aqui algumas dicas práticas que o ajudará também nessa missão:

• De 90g de 115g: esse é o papel que você usa na sua casa ou no. Algumas marcas também trabalham com 75g e são comumente utilizados em papel timbrado e envelopes.

• 115g: esta gramatura é mais utilizada em aplicação à cartazes, panfletos e folhetos de baixo custo.


• 150g: É um material mais resistente, utilizado em panfletos e folhetos, além de folder e flyers. Um exemplo desse material são as capas de revistas. É uma boa comparação.

• De 250g a 300g: É mais utilizada para cartões de visitas. É mais pesado e espesso. Lembre-se de cartões de visita, cartões postais e de aniversário ou mesmo convites de casamento de qualidade.

• De 35g a 55g: Esses papeis possuem menor gramatura, ou seja, são muito finos e são mais utilizados em jornais. Também há os papéis de menor gramatura que são, de fato, muito fino e sua aplicação mais comum é em jornais.

• Gramatura e espessura: Outra coisa importante a saber é que a gramatura do papel não está relacionada com a espessura. Gramatura é a massa (celulose + cargas + aditivos) e a espessura é a grossura do papel, ou seja, a distãncia entre duas faces do papel. É medida na unidade µm (Micras).


Sobre a Mapel


Atuamos há mais 40 anos no mercado de impressão. Fornecemos diversos equipamentos de impressão dos melhores fabricantes do mundo. Temos soluções desde pequenas demandas de impressão até para gráficas que necessitam de alta qualidade e desempenho.

 CONTATO

ENVIE UMA MENSAGEM

Todos os direitos reservados.

MATRIZ: Avenida Amazonas, 5416 - Nova Suíça Belo Horizonte - MG -  CEP: 30421-060 - Tel.: (31) 3211-0011