CONTATO

ENVIE UMA MENSAGEM

Todos os direitos reservados.

MATRIZ: Avenida Amazonas, 5416 - Nova Suíça Belo Horizonte - MG -  CEP: 30421-060 - Tel.: (31) 3211-0011

BLOG MAPEL NEWS

Quanto papel seria preciso para imprimir a internet inteira?

Um grupo de estudantes da universidade de Leicester, na Inglaterra, encontrou uma resposta para uma das perguntas mais inúteis e, exatamente por isso, mais interessantes da humanidade: quanto papel seria necessário para imprimir a internet inteira?


O grupo estimou quantas folhas de papel seriam necessárias para imprimir uma página convencional da rede, indexada no Google e sem conteúdo inapropriado para menores.


A partir desses parâmetros, os pesquisadores descobriram que um site precisaria, em média, de 15 folhas de papel A4 para ser impresso.


Usando esse número para as cerca de 4,5 bilhões de sites na internet, descobriu-se que seriam precisos 68 100 002 500 de folhas de papel para imprimir a internet.


Mas os pesquisadores acharam a estimativa muito conservadora, e resolveram dobrar o número. No final, ficaram em 136 bilhões de folhas de papel.


Considerando que uma árvore pode dar origem a 8 500 folhas de papel, seriam necessárias cerca de 16 milhões de árvores para transformar a internet em papel.


A Floresta Amazônica, por exemplo, possui 400 bilhões de árvores. Ou seja: seriam necessários 4% do território amazônico para criar um grande livro com o material da rede.


No final do estudo, os pesquisadores da universidade de Leicester alertam que eles não consideraram páginas da chamada “deep web” ou páginas de pornografia. Segundo a própria pesquisa, as páginas indexadas representam apenas 0,2% de toda a rede.


De qualquer forma, agora outra pesquisa se torna obrigatória: quantos cartuchos de tinta seriam necessários para imprimir tudo isso?


Fonte: Revista Exame